Os olhos da arquitetura e do design estão voltados para a Itália neste momento. A Milano Design Week acontece anualmente no coração da arquitetura e do design no mundo, como um período em que a cidade se transforma. Em 2021 está acontecendo em data inédita, de 04 a 10 de setembro, visto que o período em que ocorre oficialmente é no mês de abril. A cidade de Milão está recebendo, neste exato momento, arquitetos e designers dos quatro cantos, em busca das novas tendências do setor. Este é o ano da retomada da semana de design em Milão, visto que em 2020 as atividades presenciais estiveram suspensas devido a pandemia, Este é, também, o primeiro evento mundial da arquitetura que reabre as portas para o público.
1. Entendendo a Milano Design Week

A Milano Design Week ou Semana do Design de Milão é o nome “não oficial” do maior encontro anual de design do mundo, apresentando a gigante feira de móveis Salone del Mobile, além de centenas de eventos que acontecem simultaneamente pela cidade, como o Fuorisalone, onde grandes empresas e profissionais expõem os lançamentos do segmento.
Marcando um recomeço num mundo que aos poucos – e cautelosamente – retorna à vida, os eventos que, este ano, giram em torno da Semana de Design de Milão, tem como propósito a conscientização e despertar do otimismo. Arquitetos, designers e empresas patrocinadoras desenvolveram campanhas sobre sustentabilidade, consciência ambiental e conexão entre as pessoas, como o caso do Fuorisalone – que explicarei mais adiante.
O evento este ano está mais “enxuto” – considerando a visita de aproximadamente 500 mil pessoas às edições anteriores – observando os devidos protocolos sanitários, e um maior controle do fluxo de pessoas. Considerando que algumas nacionalidades ainda encontram certas barreiras para circular por lá – como é o caso dos brasileiros – os principais eventos deste ano acontecem no modelo híbrido. As pessoas podem acompanhar em visitação presencial ou pela transmissão on-line.
2. Entendendo o Salone Del Mobile

Pela minha passagem à Milano Design Week em 2018, pude constatar que o maior dos eventos – e que dá início a tudo – é o Salão do Móvel, também chamado de Salone del Mobile ou Super Salone – nome que recebe este ano. Este ano o Saloni acontece, como de costume, na FieraMilano, em Rho, o maior espaço de feiras da Europa, a 15km de distância de Milão e – de forma inédita – no museu de design La Trienalle, do qual o arquiteto, urbanista e curador do Salone este ano, Stefano Boeri, é presidente. Ao seu lado está Maria Porro, eleita presidente do Salone com apenas 37 anos, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo em 60 anos de existência da feira.
Tanto Boeri como Maria Porro representam uma nova era para o Salone. Ambos compartilham de uma visão multidisciplinar na sua atuação, onde a arquitetura encontra a saudabilidade e a sustentabilidade através da inovação. De uma lado, Maria, com seus 37 anos, uma vasta experiência na gestão da empresa que leva o seu sobrenome – uma das marcas mais respeitadas do design italiano – e formação multidisciplinar. De outro lado, Stefano Boeri, autor do icônico Bosco Verticale, uma verdadeira floresta urbana e cartão-postal de Milão.

A escolha de Boeri e Maria representam um momento de transformação e conscientização dos profissionais do setor. A arquitetura e o design passam da estética do TER para a essência do SER. A beleza é uma consequência desta conscientização.
3. Mais que uma feira. Um Super Salone
Batizado de Super Salone, este ano o espaço da feira será reduzido a 4 pavilhões, devido aos protocolos sanitários. As proporções são menores, mas ainda interessante e espetacular, com 423 expositores, 50 designers independentes, 48 escolas e universidades com seus jovens talentos – uma iniciativa ao Salone Satélite, que sempre acontece dentro da feira, promovendo os novos e promissores talentos das escolas de design.
Força, coragem, otimismo e fé são as palavras que definem o propósito do evento este ano. Podemos notar, também, a presença forte da tecnologia, da inclusão e da sustentabilidade, em sendo este o evento anual que mais movimenta a economia da cidade. O viés de conscientização está sendo abordados em todos os aspectos. Parte das atividades do Saloni serão realizadas em Rho e a outra parte na Triennale, da qual Boeri é presidente.
Será criada uma cidade no centro de exposições, onde empresas estrão expondo os seus produtos, shows, talks, mostras de design e uma área dedicada à gastronomia. Nos pavilhões, ao invés de stands terão paredes paralelas, idealizadas para acomodar uma tipologia de produto, estes que estarão suspensos.

Stefano Boeri explica o seu olhar como curador do evento, fazendo alusão à responsabilidade no tempo em que vivemos. Em entrevista à Haus, ele explicou sobre o que o motivou ao aceitar o convite como curador.
O que posso dizer é que o Salão faz parte da história e da cultura dessa cidade, onde nasci e cresci. Achei que valia a pena correr o risco. Posso adiantar que teremos uma edição especial até porque não terá a dimensão dos anos anteriores. Mas será um Super Salone como anunciei. O nome foi escolhido a dedo, pois nasce da nossa força e vontade de viver. Uma edição que traz consigo algumas características importantes como coragem, otimismo e fé.”
Stefano Boeri, em entrevista à Haus
Uma das grandes novidades do Super Salone está na criação de um verdadeiro bosque na entrada principal da Feira em RHO, onde foram colocadas 200 árvores que depois serão plantadas ao redor do centro de exposições. Nada irá para o lixo depois da feira terminar, prezando pela sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

No dream team de Boeri está uma equipe multidisciplinar de arquitetos internacionais que participa ativamente da idealização deste propósito, como responsáveis pelos espaços da mostra:
Andrea Caputo, dando vida aos espaços da feira;
Giorgio Donà, co-fundador e diretor da Stefano Boeri Interiors, na idealização dos percursos inovadores que você percorre durante as visitações internas, valorizando os projetos e produtos expostos;
Lukas Wegwerth (alemão), elaborando um projeto exclusivo para que todo o material usado durante o Saloni seja reutilizado depois. Nada irá para o lixo;
Anniina Koivu como responsável pela inclusão de escolas de design do mundo todo que trarão protótipos dos estudantes que, com a pandemia, não puderam mostrar seus trabalhos de conclusão de curso;
Marco Ferrari e Elisa Pasqual, do Studio Folder, como criadores da marca (logotipo) e da identidade visual do Super Salone;
Maria Cristina Didero, responsável por toda a programação destinada ao público.
4. O varejo omnichannel no Super Salone
No modus operandi do varejo omnichannel, pela primeira vez os visitantes poderão comprar os produtos expostos via QR code, diretamente da feira, recebendo em as suas compras casa. Os ingressos são vendidos a preços acessíveis, com horário estendido de visitação à feira. O evento será transmitido digitalmente por conta da pandemia e de países que não pode ir à Itália, como o Brasil. Neste formato, os conteúdos da transmissão digital estarão disponíveis tanto durante o evento, de 5 a 10 de setembro, como durante 356 dias.
5. Entendendo o Fuorisalone

Podemos dizer que o Fuorisalone é uma “extensão” do Salone Del Mobile. São eventos paralelos que acontecem simultaneamente durante a Design Week, fora do espaço físico do Salone, em Rho. Eles acontecem em diversos locais, nos principais distritos de design ou design districts de Milão. Geralmente, cada distrito traz uma proposta e recebe grandes marcas e profissionais como expositores de lançamentos inovadores. Cada marca tem a sua própria agenda de eventos, com seus espaços abertos à visitação durante todo o dia.
Dentre os principais distritos, temos:
Brera Design District – Normalmente o distrito mais visitado no Fuorisalone, com cerca de 100 eventos, instalações e showrooms.
Tortona Design District – Este distrito apresenta oficialmente a sua própria Design Week, patrocinada pela prefeitura local. O foco está na valorização das organizações que favorecem a experimentação e a pesquisa cultural.
Alpha District – O mais novo distrito a receber os eventos da Design Week. Funcionará como um espaço de exposição ao ar livre do Fuorisalone, com instações criadas por designers e artistas internacionais.
Isola Design District – Distrito que recebe e dá visibilidade aos trabalhos dos artistas locais, além de artistas e designers internacionais emergentes.
6. O Brasil no Super Salone
A mostra “Brasil – Design em Movimento” leva cerca de 50 empresas e designers nacionais de diversos segmentos à Milão. Dentre estes, 20 nomes estão ligados ao Projeto Setorial Brazilian Furniture, por meio do programa de Design Integrado à Indústria, desenvolvido pela ApexBrasil em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL. As empresas brasileiras estarão no Pavilhão 03 do espaço Rho FieraMilano, tradicionalmente um dos mais visados espaços do Salone del Mobile. Assinada pelo escritório brasileiro Moreira do Valle, sediado em São Paulo (SP), a cenografia é baseada em tons de verde que remetem às cores do Brasil, e busca mostrar o potencial da diversidade do design nacional.
Acompanhe as principais novidades da Milano Design Week 2021 por aqui. Acesse o meu instagram @karlapimentel.arq para acompanhar em tempo real, transmitido pela Receba, a minha correspondente que agora está em visitação ao Salone Del Mobile e Fuori Salone em Milão!
Algumas páginas que você não pode perder:
Interni Magazine https://www.internimagazine.com/guida-fuorisalone-2021/
Agência Conteúdo https://somosconteudo.com.br/stefano-boeri-e-as-novidades-do-supersalone/
Deezen Events Guide https://www.dezeen.com/eventsguide/2021/09/milan-design-week-2021/