Confira, na íntegra, matéria especial que escrevi a convite da Revista Casa&Jardim, para a edição de Outubro de 2021.
O mainstream da arquitetura e design de interiores é o encontro da saúde com os espaços que habitamos. A pandemia nos trouxe um novo olhar sobre os espaços físicos, enquanto adquirimos novas formas de pensar, sentir e agir. As pessoas estão buscando novas formas de interação com a casa, mais conforto, sensação de bem-estar e uma casa para viver, além de receber. Já nos locais de trabalho os gestores estão mais sensíveis à preocupação com a saúde mental, trazendo a natureza e a colaboratividade para a rotina de trabalho.
Vivemos um momento onde arquitetos e designers atuam como facilitadores da longevidade das pessoas.
Este novo olhar sobre o belo traz uma preocupação sobre as nossas necessidades. No Supersalone e FuoriSalone, durante a Milano Design Week deste ano, vimos o ser humano em destaque, com as soluções promovidas por marcas que passaram pelos design districts em Milão – inclusive as brasileiras, como a A Lot Of Brasil, de Pedro Franco. O propósito do maior encontro anual do segmento foi a coragem e vontade de viver, onde espaços expositivos se transformaram em soluções sustentáveis, tecnológicas e colaborativas com o design sensorial em destaque. Nas próximas semanas estaremos acompanhando eventos como Exposição Universal – que já está acontecendo em Dubai – e a Casa Cor São Paulo e as soluções apresentadas acompanharão os mesmos vieses de transformação.
Estamos vivendo um momento de mudança no mercado e nós, como profissionais da área, precisamos qualificar as nossas perspectivas para proporcionar experiências na interação entre o SER e o TER.
Em 27 anos de atuação eu percebo que precisamos nos preocupar em entregar um resultado que vai além da estética. O meu primeiro pensamento ao projetar um espaço, seja ele residencial ou corporativo, é sobre o meu papel em promover o desenvolvimento do indivíduo como um todo. Eu busco a entrega de valor, o despertar pela conexão dos sentidos, pela saúde e pela longevidade. Eu busco entregar o que não se pode tocar.