À convite da revista SHE Happy & Smart Environments, de iniciativa da Abayomi Academy sediada em Palm Beach, na Flórida, eu contei sobre a minha transformação profissional, a atuação como arquiteta multissensorial e sobre como a inovação urbana e arquitetura multissensorial estão intimamente conectadas em benefício do SER. Confere nas respostas abaixo.
1. Quem é Karla Pimentel?
Arquiteta por formação e paixão há 26 anos. Após uma experiência de mais de 500 mil m2 de áreas construídas eu percebi que era a hora de me reinventar. A inquietude de perceber que as pessoas enxergam a relação arquiteto x cliente como um fornecedor de bens materiais me fez despertar para a necessidade da mudança de mindset. Eu acredito na arquitetura como algo que vai além das formas e traços perfeitos, envolvendo um trabalho multidisciplinar. A habilidade do arquiteto de projetar espaços está relacionada aos benefícios que estes espaços podem proporcionar às pessoas que ali irão conviver com seus familiares, com amigos ou consigo mesmas, desenvolvendo habilidades e fortalecendo dons. Eu enxergo a arquitetura de forma humanizada, com alma, amor e propósito, a ensino aos que colocam todos os seus sonhos em um projeto que ele pode se materializar muito além das expectativas. Eu tenho como propósito ser uma profissional que oferece, além da materialização dos sonhos, um conceito que envolve o SER, que eleva a qualidade de vida das pessoas e proporciona um bem estar psíquico, a satisfação pessoal e o equilíbrio em todos os aspectos. A “CASA COM ALMA” é um lema que podemos levar conosco ao longo de toda a nossa vida. Eu sigo com o ideal de transformar a vida das pessoas com o meu trabalho.
2. Que tipos de trabalho você desenvolve?
O meu propósito é o de educar as pessoas e executar trabalhos com o foco na Arquitetura Multissensorial, que surge em um momento transformação do TER para o SER. A humanidade passa por um processo de readaptação, de sensibilidade e percepção do que é essencial para o convívio. A CASA passa a ser um lugar de reconexão, de filtrar as energias que canalizamos, de ativar os sentidos e do “viver mais e melhor”. A arquitetura multissetorial cumpre este papel sendo agente de transformação por conectar e despertar os nossos sentidos, e muitas vezes nós esquecemos esta importância seja pela rotina, seja por não entendermos que o bem-estar vem de dentro (mente) para fora (forma de viver e de se relacionar com os espaços).
3. Quem são os seus clientes?
São pessoas que querem uma casa com alma e que o “Ser” é mais importante que o “Ter”, estes clientes estão conectados com a tecnologia e com a natureza. São clientes que buscam paz, felicidade e claro, a casa com identidade e personalidade. São aqueles que entendem que a arquitetura é poesia que transforma a nossa vida.
4. Quem são as suas inspirações?
Tenho muitas inspirações, em especial 2 mulheres que são sinônimo de criatividade e superação de si mesmas: Zaha Hadid e Lina Bo Bardi. Zaha Hadid, mulher e árabe naturalizada britânica, é um exemplo para todas as arquitetas que buscam um espaço no mercado. Ela nasceu no Iraque e, desprendendo-se dos padrões impostos, tem seu nome reconhecido e aclamado mundialmente por conta de seu design não linear, desconstrutivista, acompanhado de curvas, formas e perspectivas, sempre se inspirando na natureza (o que também é o meu caso). A Lina Bo Bardi se destacou por compreender a cultura brasileira a partir de uma perspectiva antropológica, atentando sobretudo à convergência entre vanguarda estética e tradição popular. Eu amo desconstruir tudo o que eu faço entendendo os porquês, o como e o quando dentro dos traços antropológicos ao pensar na concepção de qualquer trabalho que realizo. É por isto que eu trabalho com quem e com o que eu acredito, pois só assim é possível, na minha visão, promover os níveis de transformação que proponho com o meu trabalho.
5. Qual o projeto que você mais se orgulha de ter realizado? Por quê?
Eu me orgulho de todos porque cada um deles teve e tem uma particularidade especial e única, a do ser humano em sua individualidade e conviver com meus clientes me ensinou a ver, sentir e respeitar seus desejos. “A casa fala e muito”, o projeto mostra os anseios, os desejos, e ao mesmo tempo as dores e as frustrações do ser humano que os impedem ou proporcionam momentos de felicidade.
6. Qual o maior desafio que você viveu na sua carreira?
Foi entender as reações emocionais dos clientes, pois a casa reflete o que ele é e o que ele gostaria de ser. Sofri muito, pois achava que era incapaz profissionalmente por muitas vezes. Até que um dia eu entendi que o problema emocional deles não me pertencia e que eu precisava buscar ferramentas pra ajudar no processo. Foi quando resolvi fazer uma pós graduação em psicologia positiva e estudar neurociência, surgindo a Neuroarquitetura, ou arquitetura Multissensorial.
7. Como você entende a importância do seu trabalho na vida das pessoas?
A arquitetura que eu acredito e executo vai muito além da estética, atuando como agente de mudança das percepções sob uma perspectiva que envolve os seis sentidos: visão, olfato, tato, paladar, audição e INTUIÇÃO. Chegou a hora dos nos desprendermos de velhos padrões, proporcionando aos que confiam no meu trabalho uma visão mais ampla de como a arquitetura e o design podem mudar a vida das pessoas e ser agente da qualidade da vida e da longevidade. Eu quero que as pessoas entendam que a forma como a casa ou o espaço que habitam é projetado interfere na sua saúde psíquica e física, proporcionando a longevidade, desde detalhes como iluminação até o contato com a natureza. O meu intuito é o de projetar uma CASA COM ALMA em todos os níveis e isto também envolve um trabalho multidisciplinar, para o desenvolvimento do indivíduo como um todo.
8. Como você acredita que seu trabalho está conectado com a promoção de ambientes inteligentes e felicidade?
Quando você entende que a arquitetura vai além da estética, quando você se desconstrói e desconstrói o pensamento de que um espaço bem projetado é um espaço apenas com traços perfeitos, você entende como conectar os sentidos para promover a felicidade das pessoas que ali habitam, ou que ali irão conviver. Os elementos da arquitetura multissensorial que vão desde o design dos detalhes ao espaço externo de uma casa, um ambiente corporativo, ou até mesmo uma cidade estão inseridos no conceito de ambientes inteligentes porque promovem o desenvolvimento do indivíduo como um todo. Quando isso acontece, não há dúvidas que o resultado será a promoção da felicidade e da longevidade. Precisamos pensar no MACRO, e não no somente no micro!
9. Na sua opinião, qual a tendência para os ambientes construídos e abertos nesta vida pós-pandemia?
Temos algumas macrotendências para colocar no radar, são elas:
ZEITGEIST: A juventude sem faixa etária, como um estado de espírito. Este senso de juventude é responsável pelo fim dos conceitos delimitados e de viéses de confirmação que constroem o nosso mindset. A celebração do sentimento de liberdade e pensamento livre nos impulsiona para um estilo de vida multigeracional. Isto nos conecta à percepção dos espaços com uma pluralidade de elementos que antes não se observava, a uma sensibilidade sobre a possibilidade de transformação com uma influência de outros setores na arquitetura, como a moda, por exemplo. Ambas trazem sinais do “zeitgeist”, ou seja, inevitavelmente os arquitetos, estilistas e designers são influenciados por toda a cultura e o momento histórico em que vivem, e essas características aparecem de maneira marcante na moda e na arquitetura.
PHYGITAL: Estamos observando o crescimento do senso de individualidade e criatividade nas pessoas pelas transformações que vivemos, a forte influência da realidade virtual e do uso dos dados, permitindo novos meios de expressão criativa e auto identidade. Osespaços híbridos, sendo eles metade físico, metade digital, provoca uma sensação de euforia e manifestação da mente pela tecnologia atuando como facilitadora das nossas vidas tanto nos âmbitos pessoal como profissional, aproximando as pessoas, construindo e fortalecendo relações.
MULTISSENSORIAL: A arquitetura dos sentidos está sendo descoberta por profissionais e pessoas do mundo todo, justamente por vivermos num momento tão transformador. Estamos mais sensíveis sobre a percepção dos detalhes pois buscamos evoluir na escala do aprendizado da convivência, seja com as pessoas, seja com os espaços que nos encontramos. Os nossos hábitos tem mudado e estamos mais atentos sobre como o nosso entorno pode ser agente do bem-estar psíquico e físico. A arquitetura multissensorial vem para preencher o gap entre as pessoas e os espaços que elas se encontram, como uma conexão que está sendo (re)descoberta.
Encontre as outras macrotendências no e-book especial que construí para quem quer aprender mais e adaptar a sua rotina a este novo “modus operandi” que vivemos, o do SER. Faça o download aqui : https://karlapimentel.com.br/tendenciasdomorar
Conheça a Abayomi Academy
A Abayomi Academy, sediada em Palm Beach, na Flórida, é uma associação de membros criada em 2020, para unir profissionais de diversas áreas interessados em promover ambientes inteligentes e felizes. Tem como missão desenvolver ciência e atividades educacionais voltadas à melhoria da qualidade de vida e à felicidade das comunidades. É o lado educacional e científico conectado à empresa de consultoria Abayomi LLC.
Dentro dos propósitos educacionais, a difusão do conhecimento vem sendo abordada desde fevereiro deste ano, através do blog e da revista SHE – Smart and Happy Environments, que intercala os idiomas português e inglês, mensalmente. Os eixos temáticos estão relacionados com as cinco dimensões da Metodologia Abayomi: Espaço Físico & Digital, Gestão Inovadora, Comunicação, Relações Humanas e Saúde & Bem-estar.
A proposta da revista é servir como canal de informação e inspiração para gestores, profissionais e público em geral, contando com a contribuição de profissionais de destaque nas suas áreas de atuação, de diferentes partes do mundo.
Além do blog e da revista, a Abayomi Academy oferece cursos com certificação profissional e outros eventos. Membros da academia têm acesso a conteúdos exclusivos, network, descontos e outros benefícios. Para 2021, em reconhecimento dos desafios que estamos vivendo, estudantes recém graduados ou por graduar (2020 ou 2021) podem se associar gratuitamente.
—Equipe Abayomi Academy